quinta-feira, 28 de maio de 2015

Seja o que quiser ser



Não são poucas as vezes que somos indagados sobre o motivo de certas decisões. A maioria das pessoas não conseguem entender e aceitar que somos seres individuais e independentes; que somos livres para fazer as escolhas que julgamos corretas. E se futuramente o tempo mostrar que aquela não foi a melhor opção? E daí? Não há nada melhor do que a certeza de que se erramos ou acertamos, foi por nós mesmo.

Sempre me disseram que para cada escolha há uma consequência. Isso para mim é tão óbvio assim como se eu não usar esmalte minhas unhas irão quebrar.
Mas então o que mudou? 
Simplesmente a maneira de enxergar/encarar os fatos e a perda do medo excessivo.

Ó como uma visão limitada e o medo de sofrer (ou fazer alguém sofrer) nos impede de viver coisas maravilhosas e experimentar sensações incríveis!
Que fique claro: não estou fazendo apologia à inconsequência. Só quero dizer que devemos tomar as "rédeas" das nossas vidas e exercer com efetividade a autonomia que temos para escrever nossa própria história independente da opinião e visão alheia.
Quando temos certeza de quem somos, a opinião dos outros não tem relevância alguma.

Quem nunca sofreu ou no mínimo ficou chateado com a opinião distorcida de alguém? Eu mesma já passei dias e noites tentando criar estratégias para provar o contrário do que alguém insinuou ou falou ao meu respeito. Mas quando comecei a ter consciência de quem eu realmente era e do quanto valia, deixei de lado essa besteira de querer provar qualquer coisa a quem quer que seja. Se hoje eu tiver que provar algo, que seja para mim mesma.

Descobrir quem nós somos não é uma tarefa fácil, mas quando começamos a praticar o autoconhecimento podemos ver nitidamente as mudanças em nossas vidas. Não gosto de respostas prontas e engessadas ou fórmulas mágicas, por isso acredito que passar mais tempo consigo mesmo e começar a dar importância ao que realmente se gosta já é meio caminho andado para nos aproximarmos de nossa essência. 
Comece devagar, mas comece! Pequenas escolhas potencializam grandes mudanças.

Ouço muitas pessoas dizerem (eu mesma já me vali de algumas dessas desculpas): não tenho tempo, o dinheiro é pouco, tenho filhos pequenos, estou sempre cansado (a), o que as pessoas irão pensar, já estou velho (a) para mudar, ah já aguentei por tantos anos que me acostumei e por aí vai. Se procurarmos, certamente encontraremos inúmeras objeções e desculpas esfarrapadas que geralmente mascaram o comodismo e a covardia. Alguns podem dizer "poxa, covardia é uma palavra muito forte." E eu reitero, é sim muito forte, mas estou sendo realista. E ser realista é uma condição primordial no processo que estou discorrendo. 

Gostaria de finalizar essa reflexão dizendo que nunca é tarde para buscarmos melhorias para nossas vidas. A mudança de hábito requer determinação, força de vontade e disposição para encarar o novo. Fácil não é, mas afirmo que é palpável para qualquer um que deseja viver intensamente e plenamente essa vida que não sabemos quando vai findar. E se amanhã ou hoje mesmo o nosso tempo nesse mundo chegar ao fim, o que levaremos/deixaremos de bom? Então eu digo que este é o tempo e essa é hora. "Seja você a mudança que quer ver no mundo." Não fique preso às convenções e dogmas que nem mesmo sabe de onde vieram. Seja sincero e honesto consigo mesmo. Respeite sim as pessoas à sua volta, mas acima de tudo respeite você mesmo.

7 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏
    É exatamente isto, a essência da vida é ser feliz!
    Nos respeitamos em primeiro lugar, e acima de tudo nos amarmos! Sejamos o que queremos ser...
    Parabéns minha linda
    #minhaescritora

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso post Simone, realmente a vida deve ser encarada dessa forma, ao contrário, se ficarmos esperando e dando mil desculpas a vida ira passar e teremos somente sobrevivido!! "Pequenas escolhas potencializam grandes mudanças" perfeito!! Uma pequena sugestão, acho que você deveria escrever um livro, iria ajudar muita gente assim com eu!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edi Souza, muito obrigada pelas palavras! Fico feliz por você estar sempre acompanhando as postagens. Quanto à escrever um livro...
      ...Quem sabe?!? Gosto da ideia de poder ajudar alguém com minhas palavras.
      Abraços

      Excluir
  4. Quando não nos importamos mais com a opinião dos outros a nosso respeito, nos libertamos. É como se o peso da cobrança não estivesse mais sobre nós; daí a vida passa a ser mais leve e melhor de ser vivida. Viva a liberdade!!! Feliz por você Si...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Lelê, você tem sempre palavras lindas palavras para qualquer ocasião!
      Continue acompanhando o blog e manifestando sua opinião sobre. Será sempre um prazer tê la aqui.
      Beijoooos

      Excluir