sexta-feira, 26 de junho de 2015

Para dias difíceis: Força, Fé e Serenidade.



O que define a nossa força não é a capacidade de permanecer de pé enquanto somos assolados por uma tempestade, e sim a  determinação em nos levantar depois que o vento se acalma.
Seguir em frente, sempre em frente precisa ser o lema.
Independente das circunstâncias é possível erguer a cabeça, mirar no alvo e prosseguir.
Nem sempre pode se ver o que há além, pois a névoa da incerteza nos envolve de tal maneira que o que nos resta é ter fé.
Não me refiro exclusivamente a fé religiosa a qual somos encorajados a alimentar desde crianças, mas também a fé que precisamos ter em nós mesmos e em nossos sonhos. 
É aquela fé que nos ajuda levantar, juntar o que sobrou da tempestade e acreditar que é possível reconstruir a partir de pequenos pedaços.
É inevitável em alguns momentos sentir fraqueza e ausência de fé, mas esse estado deve ser apenas transitório e não permanente. O desejo de vencer e superar nossos próprios limites deve falar mais alto e servir como incentivo para darmos nosso próximo passo.

Fico lembrando dos tempos em que eu não podia voar porque minhas asas eram cuidadosamente e periodicamente aparadas: julgava me fraca, pois de certa forma a redoma que me envolvia amortecia certos impactos e me impedia de sentir genuinamente cada emoção.
De acordo com que minhas asas foram crescendo e o medo de voar desaparecendo, eu descobri que vale a pena pagar o preço para ser livre.
É a partir desse ponto que vamos descobrindo a força incrível que habita dentro de nós, passamos a acreditar no nosso hoje e ter fé no amanhã. E mesmo que o amanhã esteja envolto numa densa névoa, a fé nos faz enxergar além dela.
Ter fé é simplesmente acreditar naquilo que por algum motivo os nossos olhos ainda não podem ver.
Ter fé é: olhar para dentro de nós e enxergar a nossa capacidade de reconstrução, mesmo estando "caídos" e esperando a tempestade passar. É acreditar na força que nos move.

Serenidade...
Demonstrar serenidade nos dias calmos é algo fácil. Agora conseguir mante la durante as adversidades é uma tarefa um tanto quanto delicada.
A serenidade nos impede de tomar decisões precipitadas e agir por impulso. Ajuda nos manter a tranquilidade, ser realistas e também positivos diante do caós.
É através desta serenidade que conseguimos ser sábios e entender que nem mesmo as mais complicadas situações são definitivas, e que em determinado momento a tempestade irá se dissipar e dará seu lugar à um belo dia de sol.
Não subestime sua força. Não duvide da sua fé. E por fim, mantenha sua serenidade independente das circunstâncias.
Não deixe que aparem suas asas alegando proteção. Não permita que te sufoquem numa bolha, sob o pretexto de que é para seu bem. Assuma o risco de ser  livre e alce seus próprios voos.
Há decisões que causam dor e trazem certos desconfortos, mas não tenha medo; são essas dores que te farão valorizar ainda mais suas conquistas e desfrutar com sabedoria os dias calmos.

Força, fé, serenidade e liberdade para todos nós!

Beijoooooooos









9 comentários:

  1. Encorajador.

    A serenidade, junto com a fé, é uma das principais forças para enfrentarmos o medo da mudança.
    Erich Fromm chamou este medo de "medo à liberdade". Sua tese é que "...na presente busca do sucesso financeiro, ao lado da liberdade material conquistada ao longo da história do ocidente, os indivíduos se isolaram cada vez mais uns dos outros. Essa mesma liberdade econômica, carregada de solidão, tornou-se motivo de medo e angústia, levando as pessoas a desejarem uma fuga psicológica de alienação, por meio de ilusões de “terem” algo ou de “pertencerem” a uma corporação ou grupo que lhes fariam sentir menos sós..." - (extraido do site http://www.filosofia.com.br/vi_classic.php?id=9).
    Diante desta colocação, orgulhe-se de pertencer a um seleto grupo de pessoas que tiveram coragem de ir na contramão sociedade, e ter dado um passo rumo a liberdade que pode nos servir de inspiração.

    Ou, como disse Tyler Durden no filme Clube da Luta... "Temos empregos que odiamos para comprarmos coisas que não precisamos." - Bora gente, sair dessa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras lindas e encorajadoras!!!
      Desejo que essa força cresça e contagie o máximo de pessoas possíveis. Fácil não é mas "vale a pena pagar o preço para ser livre."
      Obrigada pelas palavras!
      Abraços

      Excluir
  2. As palavras são bem usada por ti minha flor, que vc continue a falar e inpirar mudanças na vida de muitas pessoas q se tocam com seus relatos, que ao dividir suas experiências amenize a dor que singelamente aparece em suas palavras.
    Mil abraçossss
    Continue sempre forte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me enche de alegria saber que meus relatos servem de inspiração.
      Com certeza expor meus sentimentos através das palavras alivia sim aquela "dorzinha" que as vezes incomoda. Obrigada pelas palavras, pelo apoio e incentivo.
      Beijoooos lindona!

      Excluir
  3. Como é bom ter a oportunidade de nos depararmos com esses escritos e ao ler, descobrir que possuímos capacidades de porder ir além daquilo que acreditamos. Seus textos servem como impulso para alcançar sonhos, correr atrás daquilo que realmente acreditamos... Grande abraço e parabéns mais uma vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edi, temos um potencial muito grande! Só precisamos acreditar e trabalhar para que ele floresça.
      Abraços ;) :)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa lindo o texto... e ate me fez lembrar do texto do》》》Os pássaros enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, têm todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia...

    ResponderExcluir
  6. Nossa lindo o texto... e ate me fez lembrar do texto do》》》Os pássaros enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, têm todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia...

    ResponderExcluir